Sobre o
Museu do Calçado

O Museu Nacional do Calçado (MNC) está localizado na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil. Criado em 1998, através do decreto municipal 159/98, esse ato do poder público, com apoio da Universidade e das entidades empresariais, permitiu que, em setembro de 1999, o espaço abrisse suas portas à comunidade, realizando a primeira exposição em sua sede, que fica localizada no Campus I, da Universidade Feevale.

Fruto de um trabalho inovador, seu proponente e primeiro diretor executivo, Prof. Cleber Prodanov, conferia ao Museu a finalidade de ser um ator cultural, educacional e de pesquisa, relacionado ao setor produtivo, sua cultura material e da comunidade.

A proposta do MNC estava calcada em uma fundamentação história e social, articulando-se como um veio comunicante entre gerações passadas e atuais.

O acervo do museu tem peças raras, produzidas em diferentes épocas e em diferentes continentes. Para apresentar seu acervo, conta com exposições temporárias e uma exposição permanente, que aborda a vida e a arte dos sapateiros, contando a sua história.

A associação Museu Nacional do Calçado (MNC) não possui caráter institucional religioso ou político-partidário e, no desenvolvimento de suas ações, se mantém adequada aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, não fazendo qualquer discriminação das pessoas por sua raça, cor, gênero ou religião.

Desde sua abertura, o Museu tem como principal objetivo conservar a memória do setor coureiro-calçadista, preservar sua história e cultura. Para cumprir com esse papel social, cultural e educativo, ocorrem, em seu espaço, exposições, encontros, cursos, seminários e palestras, entre outras atividades.

A história do museu
através dos anos

1998
1999
2000
2001
2005
2010
2015
2016
2016
2018
2019
2021
2022
2023

A criação do MNC

Em 20 de outubro de 1998, o então prefeito de Novo Hamburgo, José Airton dos Santos, decretou a criação do Museu Nacional do Calçado. O objetivo foi resgatar a memória histórica da atividade coureiro-calçadista, em reconhecimento a quem faz de Novo Hamburgo o maior polo nacional deste segmento.

Absolutamente Carrasco

Você sabia que o estilista espanhol, José Maria Carrasco Menna (in memoriam) quando ainda era jovem, escolheu Novo Hamburgo para viver? Ele foi um dos grandes nomes da inovação do design calçadista. As suas obras, que encantavam a todos, marcaram presença na mostra de um ano de abertura do MNC, na qual ele também esteve presente.

Primeira Exposição do MNC fora do Estado

Parte do acervo do Museu Nacional do Calçado, peças históricas, curiosidades e um registro documental que dispensa comentários, foi exposta na FRANCAL 2000, em São Paulo.

Abertura da Exposição Permanente MNC

Ano em que houve a inauguração da Mostra Permanente do MNC, reunindo nomes conhecidos do esporte local e nacional. Foram contadas histórias e mostradas curiosidades por meio de uma linha do tempo.

Doação da Bancada do Sapateiro

“...longe dos sapatos da modernidade, o sapateiro pisa no tapete do tempo…”
(Rosa Clemet)

Com empenho, o artesão mede o pé da jovem mulher em sua bancada para, então, produzir o par de sapatos. Mãos calejadas criam modelos acarinhados, exclusivos, para satisfazer as Cinderelas. A banca de sapateiro é o legado do senhor Nestor Erni Dullus, que exerceu essa nobre profissão durante toda a sua vida e cujos artigos pessoais e de trabalho foram doados pela família ao MNC.

Sapato Vencedor do Prêmio Oscar do Calçado

Pensados e criados por diversos estilistas, vários modelos de calçados receberam prêmios tanto nacionais quanto internacionais. Muitos deles foram doados ao MNC. Um deles foi o Escamas de Peixe, calçado criado por Ruy Chaves que recebeu o Oscar em 1971.

Exposições em Parceria com os Cursos da Universidade Feevale

Aqui, as finalidades social, cultural e educativa sempre serão cumpridas, porque os componentes do MNC trabalham em diversas ações, conjuntas aos cursos da Universidade Feevale.

Um exemplo disso, foi a exposição de vestidos de Cinema, Moda e Arte na Tela, promovida pelo curso de Moda da Feevale. Foram diversas reinterpretações de figurinos de filmes, desde a Idade Média até a Belle Époque.

Exposições comemorativas: Eventos Esportivos

Acontecimentos esportivos mundiais sempre motivaram a organização de exposições no MNC.

Agora imagine, em uma linha cronológica, a exposição Um Século de Moda, que trouxe o contexto histórico do calçado de 1909 a 2009, com peças representativas dessa época.

Exposições Externas com Parceiros

O MNC conta com diversos parceiros e é por meio deles que estamos presentes em eventos importantes.

Um exemplo foi a Exposição “Entre Fauna e Flora: A natureza inspira!” - Feira Loucura por Sapatos, na FENAC. A mostra trouxe sapatos inspirados nas aves e insetos do Rio Gamá, que fica no estado do Pará, assim como a relação dos cariocas com a Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Exposições Externas em Eventos do Setor

Mas você sabia que além dos parceiros fixos que nós temos, o MNC também se faz presente em diversos eventos do setor coureiro calçadista com exposições, palestras e workshops.

EXPOSIÇÃO “UM SÉCULO DE MODA” - MARATONA MMX - ABICALÇADOS

Agora imagine uma linha cronológica. É assim que a Exposição Um Século de Moda traz todo o contexto histórico dos calçados, com peças que variam de 1909 a 2009.

Exposição Comemorativa 50 Anos Aspeur e 20 anos Museu Nacional do Calçado

A exposição Legado e Memórias, em comemoração aos 20 anos do MNC e 50 anos da Aspeur, mantenedora da Feevale e do MNC, fez uma homenagem aos três mosqueteiros do calçado: Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna e Carlos Gilberto Simon. Personalidades notáveis do setor coureiro-calçadista, esse trio tem grande peso na história do desenvolvimento do Vale do Sinos.

Exposição Centenário Zuzu Angel

Marcando o retorno das exposições pós pandemia, a mostra homenageava uma das mais importantes estilistas do Brasil. Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, nasceu em Minas Gerais, em 1921, e se projetou internacionalmente mostrando, em suas coleções, as riquezas nacionais.

Lançamento do livro “Aos seus Pés - Percorrendo a História do Calçado” e do novo site do MNC

No dia 29 de novembro de 2022 é lançado o livro “Aos seus Pés - Percorrendo a História do Calçado” e o novo site do MNC. 

MNC faz 25 anos!

Em 2023 estamos em festa pelos nossos 25 anos!

Em 20 de outubro de 1998, o então prefeito de Novo Hamburgo, José Airton dos Santos, decretou a criação do Museu Nacional do Calçado. O objetivo foi resgatar a memória histórica da atividade coureiro-calçadista, em reconhecimento a quem faz de Novo Hamburgo o maior polo nacional deste segmento.

O documento pode ser consultado no link abaixo.

O MNC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e possui um estatuto social, que traz um conjunto de normas sobre seu funcionamento.

A associação Museu Nacional do Calçado (MNC) tem por finalidade:
 

I. Promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;

II. Conservar a memória da atividade produtiva de calçados, couros, acessórios, máquinas e componentes do país, principalmente do Estado do Rio Grande do Sul;

III. Manter exposição permanente desta atividade e conservar em seu acervo as doações recebidas;

IV. Promover exposições, cursos, seminários, palestras, visitas dirigidas, encontros e demais atividades afins;

V. Acolher atividades culturais que promovam a integração do Museu com a comunidade e o voluntariado;

VI. Desenvolver e apoiar programas de arte-educação voltados à rede escolar em todos os níveis de ensino;

VII. Organizar, editar e publicar material informativo sobre suas atividades;

VIII. Incentivar e promover convênios de cooperação nacional e internacional na área de atuação da entidade;

IX. Desenvolver atividades de pesquisa, estudos, elaboração, coleta e difusão de dados sobre a memória da atividade coureiro e calçadista do país;

X. Apoiar a ampliação e o aperfeiçoamento de atividades culturais e de pesquisa desenvolvida no Museu;

XI. Trabalhar pela manutenção, ampliação e aperfeiçoamento do acervo do Museu;

XII. Contribuir para a divulgação dessas atividades, visando ao melhor aproveitamento possível da Instituição pela comunidade;

PARÁGRAFO ÚNICO – Além das atividades mencionadas no capta deste artigo, a associação poderá desempenhar outras, desde que compatíveis com seu objetivo.

O documento completo do estatuto do MNC pode ser consultado presencialmente, no espaço, mediante solicitação.

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2021-2023
Diretora Executiva: Ida Helena Thon
Vice-Diretor: Angelo Reinheimer
Secretária: Janete Maino
Tesoureiro: Luis Henrique Rauber
2 ° Secretário: Leonardo Trevisol Bertolucci
2° Tesoureiro: Laura Carrasco

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2019-2021
Diretora Executiva: Ida Helena Thön
Vice-diretor: Angelo Reinhermer
Secretária: Janete Maino
Tesoureiro: Marcelo Pavek Ayub
2º Secretário: Leonardo Trevisan Bertolucci
2ª Tesoureira: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2017-2019
Diretora Executiva: Márcia Blanco Cardoso
Vice-diretor: Angelo Reinhermer
Secretária: Janete Maino
Tesoureiro: Alexandre Zeni

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2014-2016
Diretora Executiva: Cristina Ennes da Silva
Vice-diretora: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco
Secretário: Angelo Reinhermer
Tesoureiro: Alexandre Zeni

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2011-2013
Diretora Executiva: Cristina Ennes da Silva
Vice-diretora: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco
Secretário: Angelo Reinhermer
Tesoureiro: Alexandre Zeni

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2010
Diretor Executivo: Cleber Cristiano Prodanov
Vice-diretora: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco
Secretário: Angelo Reinhermer
Tesoureiro: Alexandre Zeni

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2008
Diretor Executivo: Cleber Cristiano Prodanov
Vice-diretora: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco
Secretário: Carlos Gilberto Simon
Tesoureira: Angelita Renck Gerhardt

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 2006-2007
Diretor Executivo: Cleber Cristiano Prodanov
Vice-diretora: Laura Maximiliana dos Santos de Carrasco
1º Secretário: Carlos Gilberto Simon
2º Secretário: Paulo Raul Hanauer
1ª Tesoureira: Angelita Renck Gerhardt
2º Tesoureiro: Frederico Momberger Neto

DIRETORIA EXECUTIVA MNC – 1998-2005
Diretor Executivo: Cleber Cristiano Prodanov
 

Agradecemos o patrocínio exclusivo da OpenField Sintéticos e Tecidos, o apoio da Universidade Feevale e o financiamento da lei estadual de incentivo à cultura Pró-Cultura RS, que tornaram possível a publicação do livro “Aos Seus Pés”, com realização do Museu Nacional do Calçado e produtora Simples Assim.

Atividades de ensino

Administrado pela Universidade Feevale e apoiado por entidades empresariais, o MNC possibilita diversas atividades de ensino, sendo um agente cultural, educacional e de pesquisa voltada ao setor produtivo, à cultura material e à comunidade.

Alunos do ensino fundamental ao doutorado podem visitar o espaço e participar de projetos através das exposições, visitas guiadas, pesquisas, realização de fotos, documentários, concursos, palestras e exposições itinerantes, atividades que fazem do MNC um espaço dinâmico e interativo.

Venha nos visitar

Publicações

O Museu Nacional do Calçado e a Escola de Aplicação Feevale como espaços de aprendizagem.

O Museu Nacional do Calçado e a Escola de Aplicação Feevale como espaços de aprendizagem. 

Leia agora
O museu como espaço de inclusão: o Museu Nacional do Calçado-MNC e o projeto Mentes Coloridas.

O museu como espaço de inclusão: o Museu Nacional do Calçado-MNC e o projeto Mentes Coloridas. 

Leia agora
Exposição acessível: a importância do design em projeto educativo do museu nacional do calçado.

Exposição acessível: a importância do design em projeto educativo do museu nacional do calçado. 

Leia agora
Memória do Setor Coureiro-Calçadista: Pioneiros e Empreendedores do Vale do Rio dos Sinos

Memória do Setor Coureiro-Calçadista: Pioneiros e Empreendedores do Vale do Rio dos Sinos.

Leia agora
Museu Nacional do Calçado: História e Cultura do Setor Coureiro-calçadista em Novo Hamburgo.

Museu Nacional do Calçado: História e Cultura do Setor Coureiro-calçadista em Novo Hamburgo. 

Leia agora

Novidades

Museu Nacional do Calçado completa 25 anos de preservação da memória do setor coureiro-calçadista
Notícias 19.10.2023

Museu Nacional do Calçado completa 25 anos de preservação da memória do setor coureiro-calçadista

Localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, espaço possui um acervo de mais de 45 mil peças que conservam a história do produto e da comunidade

Leia mais
Museu Nacional do Calçado recebe doação de técnico da seleção brasileira de punhobol
Notícias 22.08.2023

Museu Nacional do Calçado recebe doação de técnico da seleção brasileira de punhobol

Daniel Becker doou par de chuteiras e camisa usados durante campeonato mundial

Leia mais
Museu Nacional do Calçado abre nova exposição
Notícias 08.06.2022

Museu Nacional do Calçado abre nova exposição

Mostra, que retrata a história da moda, conta recursos de acessibilidade aos visitantes, como audiodescrição, braile e pictogramas

Leia mais
História da Moda é tema de exposição no Museu Nacional do Calçado
Notícias 06.06.2022

História da Moda é tema de exposição no Museu Nacional do Calçado

Abertura acontece na noite desta terça-feira, 7 de junho

Leia mais

Acompanhe as redes sociais
do Museu Nacional do Calçado.

Contato

Para enviar uma mensagem, preencha o formulário ao lado ou se você desejar mande e-mail para: mnc@feevale.br.
Retornaremos o mais rápido possível.

(51) 3584-7101

A produção deste site foi viabilizada com financiamento do PRÓ-CULTURA
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010

Administrado por Universidade Feevale